Os Hyacinthus, vulgarmente conhecidos como jacintos, são plantas bolbosas, muito valorizadas pela sua floração primaveril intensa, pelo perfume marcante e pelas flores densas e coloridas. A floração ocorre no final do inverno e início da primavera, com numerosas flores agrupadas em espigas compactas, disponíveis numa ampla gama de cores. Enquanto os bolbos de jacinto devem ser plantados no outono, em solos férteis, ricos em materia orgânica e bem drenados, a planta em vaso, deve ser mantida no exterior ou em local luminoso, fresco e protegido de calor excessivo, sobretudo se em floração. Após a floração, a parte aérea seca gradualmente, entrando a planta em repouso vegetativo até à época seguinte.
Os jacintos adaptam-se muito bem ao clima mediterrânico de Portugal Continental, beneficiando dos invernos suaves a moderadamente frios. No litoral, onde o clima é mais ameno, a floração tende a ocorrer mais cedo, enquanto nas regiões do interior e zonas mais frias surge ligeiramente mais tarde. O excesso de humidade deve ser evitado, uma vez que pode provocar o apodrecimento e deve ser respeitada uma distância de plantação de pelo menos 15cm entre cada bolbo.
Os jacintos são indicados tanto para cultivo em jardim, floreiras ou vasos mas também pode recorrer este bolbo e esta perfumada flor para a decoração de sua casa, fazendo-os crescer em água, em bonitos frasco de vidro.