Viveiros
A VIPLANT é pioneira na produção de plantas ornamentais em Portugal, e a sua localização no Algarve não é por acaso. Esta região possui o melhor clima do país para a produção de plantas ornamentais mediterrânicas, sendo uma das melhores do Sul da Europa, tanto em termos de luz como de temperatura. Nos viveiros, cultivam-se e multiplicam-se mais de 100 variedades de plantas ornamentais, incluindo diversas espécies de trepadeiras, arbustos, palmeiras e suculentas, até que estejam perfeitas para a comercialização.
A VIPLANT pauta-se por elevados padrões de qualidade e destaca-se pelo investimento em técnicas e tecnologias de produção, visando tanto a exportação para a Europa quanto a venda interna. As técnicas mais avançadas garantem resultados eficazes e sustentáveis, e, juntamente com as boas práticas de produção, permitiram obter as certificações MPS e GlobalG.A.P.GRASP. Estas certificações demonstram o compromisso da VIPLANT com práticas agrícolas seguras e com a produção sustentável de plantas.
Do Algarve para o mundo, a VIPLANT opera em mais de 40 hectares, dos quais cerca de 10 hectares são dedicados a estufas aquecidas e abrigos de sombra. A produção é distribuída por três viveiros com características distintas: Paderne, Monte Brito, Alte e Silves. Anualmente, a VIPLANT produz cerca de um milhão e quatrocentas mil plantas.
Cerca de 70% dessas plantas são exportadas para a Europa, principalmente para a Holanda, França e Alemanha. As restantes podem ser encontradas em Portugal, nos principais centros de jardinagem e revendedores.
Paderne (Quinta do Parral)
Foi no viveiro de Paderne que tudo começou: aqui se fundou a VIPLANT e se iniciaram os primeiros desenvolvimentos de plantas. Neste viveiro, a VIPLANT tornou-se pioneira na produção de Dipladénias, atualmente cultivando cerca de 300 mil unidades por ano, em diversas cores, variedades e formatos. Este processo é realizado com a maior dedicação e rigor, visando sempre a obtenção de plantas de extrema qualidade.
Além das Dipladénias, neste centro de produção cultivam-se muitas outras espécies, como Alamandas, Ornithogalum, Leptospermum, suculentas e Vitis, entre outras. O que todas têm em comum? São cultivadas com uma única premissa: atingir a excelência.
Monte Brito e Alte
É neste viveiro, com um clima menos frio e uma maior área descoberta, que se produzem diversas espécies de Lavandula, Nerium, Eugenia, Callistemon, Chamelaucium, Metrosideros, entre outras, tanto anuais como perenes, adaptadas ao clima mediterrâneo. Aqui encontram-se também as nossas estufas de Bougainvillea ‘Alexander’ e cores, uma das primeiras plantas a ser desenvolvida pela VIPLANT. Esta planta é uma das mais exportadas e procuradas no mercado nacional, com mais de 100.000 unidades a saírem anualmente deste viveiro, em diferentes cores e formas.
Silves/Lagoa
Este é o nosso viveiro mais recente, onde se produzem Hibiscus, Agapanthus, Anigozanthus, Solanum e Oliveiras miniatura, entre outros. O hibisco destaca-se particularmente neste centro de produção, com mais de 80.000 plantas a serem cultivadas anualmente, de variedades resistentes e bem adaptadas a diferentes climas. Os hibiscos são produzidos em duas formas: arbustiva e em copa. A maior parte desta produção é exportada, mas, à semelhança das restantes plantas, na primavera e no verão, é possível encontrar estes hibiscos nos garden centres da VIPLANT e noutros viveiros em Portugal.
O que é um viveiro de plantas?
Um viveiro de plantas está destinado ao cultivo e multiplicação de uma grande diversidade de plantas lenhosas, principalmente árvores, arbustos e plantas vivazes, até que se tornem aptas para serem transplantadas ou comercializadas. Do Algarve para o mundo, trabalhamos em mais de 30 hectares, distribuídos por 3 viveiros: em Paderne (Quinta do Parral), Alte (Quinta da Gralheira) e Silves (Sítio do Lobito). Contamos com cerca de 10 hectares de estufas aquecidas e abrigos de sombra. Anualmente, produzimos cerca de um milhão e quatrocentas mil plantas nos nossos viveiros.
Somos especialistas na produção de plantas mediterrâneas, ornamentais e subtropicais. 70% são exportadas para a Europa e as restantes comercializadas em Portugal. São mais de 100 variedades de trepadeiras, arbustos, herbáceas, árvores e palmáceas. De Dipladénias e Buganvílias, a Lavandulas, Loendros ou Hibiscos, até às Suculentas e Aromáticas, entre tantas outras.
Localização
Quinta do Parral – Paderne
8200-475 Albufeira
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta das 8:00 às 17:00 (encerra para almoço das 12:00 às 13:00).
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta das 8:00 às 17:00 (encerra para almoço das 12:00 às 13:00).