As Sansevierias são herbáceas perenes, de crescimento lento (altura não ultrapassa os 0,6 mts), originárias do Oeste Africano e Índia, razão pela qual - no nosso clima - são maioritariamente utilizadas no interior.
A Sansevieria trifasciata é muito popular existindo, no entanto, mais de 70 espécies cada vez mais procuradas como complemento decorativo em casas, em escritórios e outros espaços comerciais. A extrema resistência faz com que se adaptem bem a qualquer ambiente, sendo também utilizadas em jardins, varandas ou terraços. Contudo, deve evitar-se a exposição a luz solar direta durante períodos prolongados (em particular da parte da tarde), para conservar a sua cor/vigor e evitar a descoloração das folhas. Por outro lado, em ambientes demasiado sombrios, o crescimento será mais lento e a coloração das folhas tenderá a escurecer. Esta Espada de S. Jorge é uma cultivar da Sansevieria trifasciata que apresenta folhas verdes largas e suculentas. Comparando-a com a Espada de Santa Bárbara, além das folhas totalmente verdes, as Espadas de S. Jorge também necessitarão de menos luz natural.
Por serem muito resistentes, as Sansevierias quase não requerem cuidados de manutenção e são ideais para pessoas que queiram ter plantas em casa mas não tenham tempo ou prática. Além disso, de acordo com estudos realizados pelo NASA Clean Air Study, ajudam a purificar o ar, removendo toxinas do ar (absorvem dióxido de carbono durante a noite e libertam oxigénio durante o dia), sendo excelentes opções para colocar num quarto ou escritório. Mas atenção: tendem a acumular bastante pó nas folhas, recomendando-se uma limpeza regular das mesmas (com pano húmido) e, apesar de contribuírem para a purificação do ar, é indispensável um arejamento diário de qualquer espaço interior!