Como Cuidar da Costela de Adão – Monstera Deliciosa
Escolher plantas é sempre uma decisão que deve ser bem ponderada, não só porque, o local onde a planta vai ficar irá influenciar a harmonia do espaço, mas também porque, cada planta tem as suas necessidades especificas! Se procura obter um estilo decorativo mais exótico, a Costela de Adão será uma escolha acertada e não vai passar despercebida por quem visita a sua casa.
Tem dúvidas sobre esta planta?! Não se preocupe que estamos aqui para as tirar! Vamos explicar os cuidados e manutenção ideais sobre esta planta “deliciosa”.
Origem da Costela de Adão – Monstera Deliciosa
Com um nome tão apelativo, esta planta tem origem nas selvas tropicais de África, Sul do México, Costa Rica, Panamá e Guatemala. O nome Monstera não lhe foi dado por acaso: significa “Montruosa” em latim – não por ser feia, mas devido ao tamanho das suas folhas.
Esta planta cresce em densas florestas tropicais e, na natureza, pode crescer até aos 20 metros de altura e as suas folhas podem desenvolver-se até um metro de comprimento! Mas não se assuste: aquando no interior, a maioria atinge no máximo 3 metros, o que ainda é considerável para uma planta de interior.
Quando a Monstera Deliciosa atinge aproximadamente os 3 anos, floresce e produz frutos, especialmente se estiver nas suas condições ideais! Tem uma há mais de 3 anos e nunca deu flor ou fruto? É normal, nas nossas casas e no nosso clima, a probabilidade de isso acontecer é muito inferior.
A Costela de Adão gosta de sol?
Esta planta pode sobreviver com pouca luz, mas sob a luz solar indireta, terá um crescimento mais célere, saudável e desenvolverá mais folhas grandes com buracos.
As temperaturas e a humidade características da primavera são perfeitas para transplantar a costela de adão, contudo, se está a planear plantar a sua Monstera dentro de casa, poderá fazê-lo durante todo o ano. No caso de querer plantar no exterior, lembre-se de o fazer sempre em áreas de sombra.
Quantas vezes se deve regar a Costela de Adão?
A Monstera Deliciosa gosta de uma rega “moderada”. Se for uma planta de casa, deve regá-la tendo em atenção o solo. Como? É fácil: delicadamente coloque o seu dedo no solo até que esteja com cerca de dois centímetros de profundidade. Se o solo ainda estiver húmido, pode evitar a rega. Se estiver seco, está na hora de dar água à sua Monstera!
Se estiver com dúvidas se está a regar demais ou menos, estas dicas irão ajudar:
- Sinais que a sua Monstera está com excesso de água:
- Manchas castanhas escuras nas folhas
- Folhas amareladas
- Mofo na superfície do solo
- Hastes moles
- Gutação – gotinhas de água formam-se nas folhas de forma a remover o excesso de humidade
Sinais de que a sua Monstera está com pouca água:
- Folhas caídas
- Folhas enrugadas e “crocantes”
- Amarelecimento com manchas castanhas secas
- Pouco brilho nas folhas
Costela de adão: como fazer a transplantação
Plantar uma Monstera Deliciosa é simples, bastando ter em consideração o tamanho da raiz e da terra que irá necessitar. Contudo tenha em atenção: esta espécie aprecia solo húmido pelo que, especialmente depois da transplantação, deverá garantir humidade do solo! Recorde-se: a Monstera é uma planta epífita, ou seja, as suas raízes são aéreas e por isso precisam que algo em que se apoiar. Se a plantar no exterior, a presença de uma árvore, um muro ou uma rede, vai proporcionar sombra e apoio. Por sua vez, se a plantar no interior, um tutor de fibra de coco irá facilitar o seu desenvolvimento.
Se vive numa casa pequena lembre-se que esta planta atinge um volume considerável se estiver feliz!
Como posso manter as folhas da Costela de Adão sempre bonitas?
As folhas precisam de ser limpas e mantidas e é fácil fazê-lo: utilize um pano húmido e limpe folha por folha. Este processo irá remover o pó acumulado, mas também proporcionar mais humidade às folhas.
A Costela de Adão é venenosa para cães e gatos?
As folhas e os caules da Monstera contêm substâncias tóxicas que podem provocar envenenamentos graves se ingeridas. Náuseas, dores de cabeça são alguns dos sintomas que podem surgir e por isso é muito importante prestar atenção: especialmente após o corte de folhas ou à poda da planta, quando crianças e animais domésticos se aproximam dela, pois um mero contacto pode causar problemas graves.
Porque é que a Costela de Adão fica amarela?
As folhas da planta Monstera devem ser verdes escuras e brilhantes. As folhas amarelas geralmente são um sinal de que algo está errado e precisa de ser corrigido. As causas mais comuns são:
- Irrigação excessiva ou insuficiente
- Baixa humidade
- Problemas de Iluminação
- Temperatura Inadequada
- Doenças
- Fertilizante Inadequado
- Folhagem Velha
- Novo ambiente
Como usar a Costela de Adão na decoração?
Seja em grandes jardins, em vasos, arranjos ou num cantinho especial, esta planta vai ficar bem em diferentes espaços. Adapta-se bem a ambientes externos e internos, desde varandas até a locais como a casa de banho ou a cozinha.
Mas, se quiser dicas mais específicas, ora aponte:
- Fica ótima num canto de uma sala, dado que fornece altura;
- Como esta planta pode crescer bastante com o tempo, é uma opção económica para preencher um espaço vazio;
- A Monstera combina muito bem com outras plantas, por isso pode dar aso à sua imaginação e juntá-la com “outras companheiras”;
- Se a sua Monstera ficar muito grande, corte as folhas e coloque-as em água, tornando-as um bonito arranjo floral!
Seja qual for o caminho que escolher, é inegável que a Monstera é uma planta bonita e fica incrível em qualquer ambiente.
Curiosidade sobre o nome Monstera Deliciosa
A Monstera Deliciosa deve o seu nome ao gosto muito peculiar que a princesa D. Isabel de Bragança e Bourbon (filha de D. Pedro II do Brasil) tinha pelo seu fruto muito maduro (por isso, delicioso!) – dizem que sabe a uma mistura de abacaxi com banana!
Onde comprar a Costela de Adão?
Se estiver a considerar adicionar esta planta ao seu jardim ou cantinho lá de casa, venha visitar-nos ou pode encontrá-la na nossa loja online.