05/04/2024

Biophilic Design ou como se reconectar com a natureza

BiophilicDesign destaque

Já ouviu falar no termo “biophilic design”? Nos últimos anos, este conceito tem sido adotado por muitas pessoas e empresas para criar espaços que promovem o bem-estar físico e mental, tornando-se numa escolha de design popular. Revela-se, assim, como uma das tendências-chave que mais tem crescido entre os profissionais de design de interiores e arquitetos.

Neste artigo, explicamos o que é e de que forma pode aplicar esta tendência na sua casa.

O que é o design biofílico?

A palavra biofilia junta dois termos gregos – bio (“vida”) e filia (“amizade” ou “amor”). Trata-se de uma teoria do biólogo norte-americano Edward O. Wilson (1929-2021), segundo a qual existe uma afinidade inata do ser humano com os restantes seres vivos.

Aplicada à arquitetura e ao design de interiores, este amor pela natureza transpõe-se no desenho através da integração de elementos da natureza no ambiente construído, com vista a melhorar a qualidade de vida e o bem-estar de quem usufrui do espaço.

BiophilicDesign 3
Biophilic Design ou como se reconectar com a natureza 6

Como a biophilia afeta o nosso bem-estar?

Conhecemos os benefícios da natureza para a saúde, por isso, é fácil perceber que a biophilia afeta o nosso bem-estar de várias maneiras. Por exemplo, pode ajudar a:

  • Reduzir os níveis de cortisol (stress);
  • Elevar os glóbulos brancos, essenciais para a imunidade;
  • Aumentar o foco, a criatividade e a função cognitiva;
  • Acalmar a mente e promover o aumento da autoestima;
  • Melhorar a memória a curto prazo;
  • Encorajar ao desenvolvimento de hábitos de vida saudáveis;
  • Aumentar a longevidade.

Afinal, a presença de plantas, luz natural e materiais naturais num espaço pode ter um efeito relaxante e restaurador nas pessoas.

Como incorporar a biophilia no seu espaço?

Existem várias maneiras de transpor a natureza para o seu espaço, seja na sua casa ou num ambiente de trabalho:

Decoração com plantas

A aplicação de plantas no espaço interior é uma das formas mais simples de incorporar a natureza no seu ambiente. Além de contribuírem para a purificação do ar e removerem algumas toxinas existentes no ar, na proporção certa, podem auxiliar na redução do ruído, criar barreiras visuais e, por si só, contribuir para a harmonização estética de uma divisão. Da mesma forma, podem até ser usadas para fins culinários, como é o caso das aromáticas e condimentares.

Assim, paredes vivas e pequenos jardins verticais são opções cada vez mais utilizadas, bem como kokedamas, bonsais ou terrários. As plantas permitem igualmente a criação de diversos ambientes, sendo apenas necessário pensar nas plantas certas! Por exemplo, com uma pitada de criatividade e a ajuda da VIPLANT, conseguirá recriar na sua casa ou no seu trabalho ambientes exóticos que normalmente são encontrados em climas diferentes.

Utilização de materiais naturais

A par com as plantas, também os materiais naturais são uma excelente forma de integrar elementos do biophilic design no seu espaço. Materiais como pedra, madeira, barro, cortiça, algodão e linho são atemporais e podem ser reutilizados e combinados de várias maneiras. Além disso, possuem texturas únicas e envelhecem de maneira extraordinária, conferindo carácter e personalidade ao seu espaço.

Luz natural e ventilação

Todos os seres vivos precisam de luz natural. Nesse sentido, claraboias, janelas estrategicamente colocadas e átrios que permitam a entrada de luz natural e promovam a ventilação são muito bem-vindos. Experimente organizar os espaços em que passa mais tempo junto a janelas e verá como o seuhumor e equilíbrio hormonal serão positivamente impactados.

Elementos da água e do fogo

A água e o fogo contam-se igualmente entre as possíveis formas de aplicar o design biofílico ao espaço e podem ser incorporados de várias maneiras. Por exemplo, aquários, fontes, lareiras e até velas proporcionam uma sensação de conforto e de movimento.

Imagens da natureza e cores da terra

Imagens da natureza e cores da terra podem ser psicologicamente reconfortantes. Por isso, quadros com fotografias de viagens, paisagens, pinturas de ambientes naturais, padrões florais ou animais e ilustrações botânicas podem adicionar um toque de natureza ao seu espaço.

O futuro do design biofílico

BiophilicDesign 4
Biophilic Design ou como se reconectar com a natureza 9

Uma vez que cada vez mais as pessoas procuram maneiras de melhorar o seu bem-estar e a sua qualidade de vida, o projeto de casas e escritórios “mais verdes” está em franco crescimento. Ao mesmo tempo, a crescente consciencialização sobre a sustentabilidade ambiental e as inovações contínuas na área da jardinagem tornam o design biofílico cada vez mais emergente. Vamos, então, embarcar nessa jornada rumo a um futuro mais verde, mais saudável e mais harmonioso com a natureza?