O poder transformador das plantas de interior na saúde mental
O mundo pode estar cada vez mais rápido, mas há algo que não muda: a necessidade humana de estar perto da Natureza e os benefícios para a nossa saúde mental, emocional e física que esta conexão traz.
Por essa razão, as plantas de interior revelam-se aliadas poderosas para manter o nosso bem-estar emocional, oferecendo mais equilíbrio e harmonia aos nossos lares. Se quer perceber como construir um oásis verde na sua casa, continue a ler este artigo.
Plantas de interior e saúde mental: quais os benefícios desta conexão?
Não há dúvida de que as plantas de interior deixam as nossas casas mais acolhedoras mas, mais do que isso, estudos demonstram que a presença de plantas em espaços fechados tem um impacto significativo na nossa saúde mental.
Eis alguns benefícios de ter plantas ornamentais em casa:
- Reduzem o stresse: as plantas têm um efeito calmante, reduzindo os níveis de cortisol;
- Melhoram o nosso humor: as plantas aumentam a sensação de bem-estar e a cor verde é conhecida pelas propriedades relaxantes e revigorantes;
- Aumentam a produtividade: ter plantas no local de trabalho ou estudo pode melhorar o desempenho cognitivo, a criatividade e a satisfação;
- Ajudam a combater a depressão e o isolamento social: cuidar de plantas proporciona um sentido de propósito e oferece oportunidades de interação social, por exemplo, partilhando dicas de jardinagem com vizinhos;
- Ajudam a combater a ansiedade: a jardinagem é uma atividade terapêutica, porque ajuda a desviar a mente de pensamentos ansiosos;
- Promove a qualidade do sono: algumas plantas têm propriedades calmantes ou de purificação do ar, possibilitando um sono mais tranquilo.
Como escolher as plantas de interior ideais para a nossa saúde mental e para cada ambiente?
É essencial saber que plantas de interior deve escolher para cada espaço. Só desta forma pode garantir o seu crescimento saudável e maximizar os seus benefícios para a nossa saúde mental.
Para isso, devemos ter em conta:
- Os locais onde gostaríamos de ter plantas e quais as suas características;
- A nossa capacidade para garantir os cuidados cruciais a cada planta;
- As características de cada planta;
- As peculiaridades das plantas escolhidas.
Desta forma, podemos escolher as plantas de interior ideais para nós, mais adequadas ao nosso espaço e que ajudem a promover a nossa saúde mental.
Sugestões para diferentes tipos de espaço
Misturar diferentes tipos de plantas, com suas alturas e texturas únicas, não só deixa as áreas mais bonitas, como também beneficia a nossa saúde mental. Por isso, se quer criar um ecossistema interior mais rico e equilibrado, aqui ficam algumas ideias:
Espaços mais pequenos ou escuros
No caso de casas com pouco espaço, opte por plantas compactas, versáteis e de pouca manutenção, como as suculentas e os catos. Em ambientes com pouca luz natural, opte por espécies resistentes, como a Zamioculca ou a Espada-de-São-Jorge.
Sala e escritório
Nas áreas de convivência, escolha uma planta impactante como uma Kentia ou uma Monstera deliciosa. Se tiver um escritório em casa, coloque uma planta num local que esteja permanentemente no seu campo de visão: uma Ficus lyrata ou uma Strelitzia nicolai são ótimas opções para colocar no chão enquanto que uma orquídea um Lírio-da-paz ajuda a promover a concentração.
Quarto e lugares de descanso
Não, ter plantas no quarto não faz mal! Assim, opte por plantas com propriedades purificadoras, como a Chamaedorea elegans, para um ambiente mais limpo e acolhedor.
Casa de banho e cozinha
A cozinha é perfeita para plantas de interior, especialmente ervas aromáticas que podem ser usadas na alimentação, outro fator-chave na nossa saúde mental. Já no caso das casas de banho, como têm maior humidade, aproveite para escolher plantas tropicais, como as Bromélias ou fetos como o feto-azul
Criar um oásis verde em casa
Acima de tudo, devemos lembrar-nos de que criar um oásis verde é um processo gradual, que deve ser feito de uma forma tranquila, para ser vantajoso para a nossa saúde mental. Primeiro, podemos começar com algumas plantas de interior e, depois, expandir a nossa coleção à medida que ganhamos confiança e experiência. O importante é criarmos um espaço seguro, de que gostemos, que mostre a nossa personalidade e proporcione o conforto e a tranquilidade que procuramos.