16/09/2025

Guia de Plantas de Interior para Outono

plantas de sombra como criar um ambiente outonal em casa jpg

É quando os dias começam a ficar mais curtos e o sol já não tem a mesma intensidade que as plantas de interior ganham maior importância. Estas, prosperam em ambientes de luz indireta, filtrada ou até algumas horas de sol direto mas não durante muitas horas, tornando-se perfeitas para incluir na decoração da sua casa e/ou da sua varanda no outono.

Ao contrário do que se possa pensar, a lista de plantas que prosperam com pouca luz é variada, pelo que, não é difícil transformar um canto menos luminoso da casa ou da varanda, num refúgio verde e acolhedor com plantas bonitas e saudáveis. De espécies discretas e resistentes a plantas exuberantes que roubam o protagonismo na decoração, há sempre uma opção ideal para criar um espaço cheio de vida — mesmo longe do sol direto.

Espécies como o feto ou o lírio da paz adaptam-se perfeitamente a espaços com sombra ou pouca luz solar. A costela de adão também é uma boa opção, porque prefere luminosidade indireta para se manter saudável e crescer de forma equilibrada. A par destas, outras plantas preferem apenas algumas horas de sol por dia, preferencialmente de manhã ou ao fim da tarde, quando a intensidade solar é menor. Todas apresentam características particulares, entre elas as folhas grandes e verdes que captam eficientemente a luz disponível.


Plantas de interior: a companhia perfeita

Dentro de casa, algumas plantas de sombra são verdadeiros clássicos, tanto pela beleza como pela resistência. A folha-de-ferro é uma das mais conhecidas e robustas: aguenta semanas com pouca água e a luz filtrada ou indireta não prejudica o seu desenvolvimento. Aposte em transplantá-la no outono e aproveite esta sua característica para a plantar em vasos terracota ou vidrados cor-de-terra na varanda ou na entrada de casa. Verá que se integrará acolhedora da estação.

Para quem é apaixonado por cor além do verde, as calatheas são escolhas acertadas. Esta planta gosta de luz indireta plena, mas não tolera o sol direto. Apesar de poder ser colocada num corredor sem janelas, o ideal é ficar próxima de uma janela voltada a poente, sempre com uma cortina fina de tons quentes ou uma luz difusa. As suas folhas com padrões únicos e exuberantes, muitas vezes em tons de púrpura na parte interior, são perfeitas para contrastar com a palete maioritariamente terrosa do outono.

Entre as plantas com necessidades  de luz mais reduzidas, destacamos ainda a ZZ plant. É das plantas que mais se adaptam a ambientes com pouca luz  natural sendo capaz de sobreviver em espaços menos luminosos. É uma excelente opção para escritórios ou cantos menos iluminados, onde se pretende criar uma sensação de frescura que não exija muitos cuidados.

Plantas de sombra: a alma do outono para varandas, terraços e jardins!

Nos espaços exteriores, o desafio é muitas vezes lidar com varandas viradas a norte ou zonas do jardim permanentemente sombreadas por árvores ou muros. Mas longe de serem espaços “perdidos”, estes locais podem ganhar charme (e vida!) com plantas que se dão com menos luz.

Em varandas e terraços, algumas opções excelentes são as Heuchera (Heuchera spp.), cujos tons encarnado, cobre e púrpura ficam ainda mais intensos no outono, ou as Hosta (Hosta spp.), que adoram sombra e as suas folhas, no outono, começam a ganhar tons amarelos-dourados antes de caírem. As Samambaias (Nephrolepis, Dryopteris ou Athyrium) também se destacam pela sua folhagem verde e fresca, que criam um contraste impactante com as plantas de tons outonais.

Também as Camellia sasanqua são emblemáticas no outono/inverno, por causa das suas flores outonais que dão um toque de cor tão necessário nesta época do ano. As Mahonia (Mahonia japonica), com as suas flores amarelas perfumadas que surgem no final do outono, são ideais para colocar em vasos terra cota.

Erros a evitar ao cuidar de plantas de sombra

É comum pensar que, por ser uma planta de sombra, não necessitar de tanta água como as restantes, mas tal não corresponde à verdade. Cada espécie tem as suas necessidades específicas e ser uma planta de sombra ou de sol direto não tem influência neste aspeto. Por isso, é importante que conheça as necessidades de rega de cada planta e adaptar a rega à época do ano em que estiver. Outro erro é colocar espécies em locais sem ventilação: sombra não significa ausência de ar fresco.

No caso das plantas de sombra exterior, o ideal é serem colocadas em canteiros e zonas do jardim onde existam muros ou paredes que impeçam a incidência direta do sol. Nestes casos, os espaços tornam-se mais húmidos e sombrios, por isso, um dos cuidados principais passa por garantir que o solo tem boa drenagem. A humidade excessiva pode ser tão prejudicial como a seca. Além disso, convém proteger algumas espécies mais delicadas das primeiras geadas, que podem surgir no final do outono.

Também o tipo de substrato deve ser tido em consideração nos cuidados a plantas de sombra. Para estas espécies, o substrato deve ser poroso e rico em matéria orgânica, de modo a garantir uma boa drenagem sem colocar em causa a nutrição da planta. A fertilização regular do solo é fundamental para o crescimento saudável das plantas que gostam de sombra.

Home, sweet home: já escolheu as suas novas plantas para uma decoração de outono acolhedora?

Mais do que escolher as espécies, importa pensar em como integrá-las de forma harmoniosa no ambiente. No outono, o ideal é combinar as plantas que toleram pouca luz com materiais e cores que transmitem calor e conforto. Combine estas plantas com vasos de terracota, lanternas de ferro, mesas de madeira rústica, velas aromáticas, mantas de lã e cestos decorativos e transforme qualquer canto da sua casa, varanda ou jardim num refúgio de outono acolhedor, cheio de charme e personalidade.