Já pensou que as plantas que tem em casa e no jardim podem não ser as ideais para os seus animais de estimação?

Rita Bacelar Azevedo | 04/08/2023 | Sem comentários Partilhar:

A propósito do dia do Dia do Cão, a equipa VIPLANT lembrou-se dos cachorrinhos e dos patudos mais curiosos que gostam de explorar o mundo das plantas e deixa-lhe aqui um resumo de algumas plantas “pet friendly”. Enquanto algumas plantas podem causar desconfortos digestivos, um pequeno número de plantas pode ser fatal para os nossos animais de estimação.

10 Plantas “pet friendly” para exterior:

Aromáticas Quase todas as plantas aromáticas, são seguras! As salva, o alecrim, a alfazema, a hortelã, os tomilhos, a camomila, o manjericão, o endro… as opções são imensas assim como as suas utilizações: revestimento, compartimentação de espaços, atração de polinizadores…etc!

DipladéniaPrecisa de uma trepadeira florida quase todo o ano e que seja segura para o seu cachorro curioso? A dipladénia é a solução perfeita! Prospera em vaso ou no solo e tanto fica bem como planta suspensa como, se lhe der uma treliça pois vai garantir a cobertura plena e harmoniosa de uma fachada!

Girassol – Como resistir ao Helianthus?! É certo que se trata de uma herbácea anual mas certamente que nesta altura lhe dá uma animação especial ao jardim ou terraço. Pode ser cultivado um único ou em maciços e é segura para cães e gatos!

Tagetes (cravos túnicos) – As tagetes são as nossas melhores aliadas: atraem abelhas para o jardim e são perfeitas para o controlo de pragas. Ficam maravilhosas em vaso ou em floreira mas nada supera as bordaduras de amarelo intenso criadas pelas suas flores. A excelente noticia: nenhuma parte da planta representa perigo para o seu cão.

Brincos de princesa – As fúchsias seduzem qualquer um com a perfeição da sua flor. São plantas semi-perenes e crescem até 1metro. Ficam maravilhosas em vasos suspensos e pode usar as suas flores para colorir as suas saladas!

Rudbeckia – estas margaridas de “olho negro”, preenchem canteiros e bordaduras no verão como nenhumas outras mas podem ser plantadas em floreiras e ficam maravilhosas em vasos de barro!

Hibisco – A generalidade dos hibiscos são seguros para os cães e um elixir para os nossos olhos. De baixa manutenção o hibisco é famoso pelas suas enormes flores em cores intensas: Amarelo, rosa, encarnado, laranja…ficam lindos em sebe, maciços ou mesmo como isolados.

Magnólia – Se procura uma árvore ou um grande arbusto que não represente perigo para os seus animais de estimação não deixe de considerar a Magnólia.  Entre variedades perenes e caducas temos a certeza que vai encontrar o exemplar perfeito para o seu jardim!

Lagerstroemia – Esta planta de crescimento rápido, não é tóxica para cães e gatos e requer pouca manutenção. Pode ser utilizada como árvore ou como arbusto e os seus coloridos cachos, surgem no verão e animam qualquer espaço.

Petúnia Indiscutivelmente uma das mais versáteis plantas anuais que florescem na primavera e verão. As Petunia spp. são herbáceas anuais, de sol pleno, que toleram algum frio mas não geada. Fazem excelentes canteiros e são ideais potes de barro. Todas as partes da planta são seguras para animais de estimação.

Está na dúvida sobre a segurança de alguma planta? Na nossa loja online consegue filtrar a sua pesquisa e escolher apenas entre as “Plantas não tóxicas para animais” e já sabe, se tiver alguma dúvida, pergunte-nos 😊


Rita Bacelar Azevedo

Arquiteta Paisagista desde 2015 é responsável pelo Dep. Comercial da VIPLANT - Oeiras, onde desenvolve propostas de paisagismo, plant styling e ministra workshops. É autora da Revista Jardins e convidada ocasional do programa Alô Portugal sobre plantas e jardinagem.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.


Viplant
Placeholder alt text Placeholder alt text Placeholder alt text Placeholder alt text
Confinanciado por: Placeholder alt text