VIPlants – Lavandula stoechas
A nossa mais recente série em parceria com a @revistajardins chegou!? Nestes episódios, o eng. Frederico Pinheiro Chagas (Diretor Geral da VIPLANT) e a arq. Paisagista Teresa Chambel, vão dar a conhecer algumas das plantas produzidas pelos nossos viveiros sendo a primeira estrela a Lavandula stoechas!⭐
Utilizações:
Plantadas sozinhas, em vaso ou floreira;
Plantadas no terreno em bordaduras combinadas com outras alfazemas, alecrim, tomilho, sálvia ou gauras;
É uma boa opção para plantar em jardins rochosos;
Planta altamente melífera, atrativa para os insetos polinizadores e, por isso, excelente para ter nas bordaduras das hortas;
Condições de cultivo:
Exposição solar: Necessita de pelo menos 6 horas de sol direto.
Tipo de solo: Prefere solos ligeiramente alcalinos, bem drenados e ricos em matéria orgânica. Não suporta o encharcamento.
Época de plantação: Primavera ou outono.
Como cuidar:
Rega: Apesar de serem resistentes à secura, quando são jovens e quando são envasados precisam de ser regadas regularmente, sem encharcar.
Poda: A pode regular é essencial para que as plantas não envelheçam precocemente, ficando lenhosas por baixo. O ideal é fazer duas podas anuais, uma no inicio da primavera e outra no verão após a floração.
Adubação: Não são exigentes em adubação, mas devem ser adubadas na primavera e no verão. Tenha atenção para não adubar em excesso.
Vejo o vídeo e saiba tudo sobre esta maravilhosa planta!