14/07/2021

Como escolher o vaso certo para as suas plantas

pexels huy phan 3076899

Escolher o vaso adequado para as suas plantas pode até parecer apenas uma questão de estética, mas será apenas isso?

É impossível não nos apaixonarmos pelos ambientes com plantas e com a sua capacidade de conferir equilíbrio, vitalidade e frescura ao espaço, mas ao contrário de um bibelot, uma caixa ou um espelho, as plantas são seres vivos e possuem necessidades variadas de acordo com a sua espécie e as suas características. Por este motivo é fundamental escolher os  vasos mais funcionais e adequados a cada uma delas.

A escolha do vaso, assim como do substrato para plantação podem ser determinantes na sobrevivência e sucesso das suas plantas, estando diretamente relacionadas com as quantidades de água que a planta recebe razão pela qual, que poderá utilizar para cada circunstância e que poderá encontrar na nossa loja.

 1) Vaso e cachepot – Qual é a diferença?

Um dos primeiros pontos a ter em atenção aquando a escolha do vaso perfeito é considerar que existem vasos e cachepots. Mas quais as diferenças? Os vasos, independentemente do material que os constitui, são furados na sua base para que o excesso de água de rega seja drenado. Este orifício permite que a água não permaneça em excesso junto das raízes das plantas o que, na maioria dos casos, conduz ao seu apodrecimento e/ou proliferação de fungos.  Por sua vez, os cachepots funcionam como “porta-vasos”: escondem os vasos que não são esteticamente tão atraentes (como os de plástico) oferecem mais estilo e personalidade ao ambiente e retêm algum excesso de água que possa advir da rega razão pela qual são aconselhados para interior ou para varandas.

Temos aqui a primeira dica: por muito apelativo que um vaso seja, se este não for furado não se deve plantar diretamente!

Veremos de seguida que, vasos e cachepots podem ser encontrados em materiais distintos como o barro, o cimento, a cerâmica, o macramé, metal, tecido, entre outros.

2) Vaso – Plástico, cerâmica ou barro, não é tudo igual?

Para se tornar um exímio cuidador de plantas deve saber que, quando vai à Viplant adotar a sua nova inquilina, a vai encontrar em vasos plásticos considerados vasos de transição. Isto significa que são os vasos em que a planta cresceu e se desenvolveu até chegar às suas mãos, mas que mais tarde ou mais cedo terão de ser substituídos por maiores. A escolha do vaso para a transplantação pode ser simplesmente baseada no tamanho (normalmente escolhem-se vasos com diâmetro 1 ou 2 tamanhos acima do original) mas também podem considerar um novo material: o barro ou a cerâmica. Os potes e vasos de terracota ou cerâmica, simples ou com padrões, quando não vidrados, são porosos permitindo que a humidade e o ar circulem através deles e consequentemente em torno das raízes das plantas.

  • Vantagens – A humidade evapora pelas laterais do vaso ajudando a extrair o excesso de água;
  • Desvantagens – Vaso e substrato secam mais rapidamente (especialmente em pleno sol) pelo que as plantas precisarão de ser regadas com mais frequência. Normalmente este tipo de vasos aconselha-se para plantas que apreciam solos secos e arejados como catos, suculentas ou bromélias.

3) Cachepot – Qual o material que devo escolher?

Neste caso, o material que escolher, pode ter mais a ver com a estética do que com as necessidades da planta sendo que nas nossas lojas poderá encontrar uma vasta diversidade de materiais: fibra, cimento, barro, cerâmica, corda…etç. Falemos um pouco de algumas das opções disponíveis na sua Viplant:

Fibra

Os vasos em fibra são bastante leves e versáteis, e têm diferentes acabamentos, cores e formatos. Para um look mais natural os vasos de fibra são ideais!

  • Vantagens – Leve, versátil e duradouro;
  • Desvantagens – Como são muito resistentes, tendem a ser mais dispendiosos.

Cimento

Os vasos de cimento são mais pesados, e normalmente são utilizados para plantas de exterior, que não mudam de sítio tão frequentemente como as plantas de interior.

  • Vantagens – Muito versáteis, resistentes para o exterior e têm longa durabilidade.
  • Desvantagens – Pesados e difíceis de transportar.

Barro ou Cerâmica

Os vasos de cerâmica são uma excelente opção decorativa – encontrará visuais mais extravagantes e originais, sendo este um dos tipos de vasos mais versáteis. Com muitas cores, designs e formas disponíveis, encontrará exatamente o que faltava para criar o ambiente perfeito na sua casa.

  • Vantagens – São resistentes ao tempo, intemporais e de designs diversificados.
  • Desvantagens – São mais pesados e podem partir.

Corda

Para um ambiente rústico, de praia ou mesmo numa decoração boho-chic pode sempre aplicar os cestos de corda. Como são revestidos a plástico no seu interior, mesmo que haja excesso de água na rega, vão sempre manter-se bonitos!

  • Vantagens: leves, versáteis e poderão servir para outros fins quando as plantas crescerem;
  • Desvantagens: se houver rutura do plástico interior a corda poderá manchar

Esperamos que tenha gostado das nossas sugestões e dicas para encontrar o vaso perfeito para a sua planta. Visite a nossa loja online onde encontrará uma grande variedade de vasos para todos as necessidades e todos os gostos!