Carnívora – Dionaea muscipula

7,80 

Nome comum: Dioneia, Armadilha-da-mosca, Armadilha-de-vénus

Nome Científico: Dionaea muscipula 

Diâmetro dos vasos: 8cm

Altura: entre 10 e 20cm, incluindo vaso

Fotografia Representativa – As fotos apresentadas são referências. A planta fornecida será similar à da foto sendo que, dependendo da fase do ciclo vegetativo em que se encontra poderá variar na forma, aparência ou tamanho. A altura referida inclui o vaso.

Descrição

Planta carnívora, originária dos pântanos dos EUA que se está a tornar rara na natureza. Folhas perenes compostas por 2 lóbulos com pequenos espinhos nas suas margens. É uma planta fascinante e uma das carnívoras mais conhecidas porque possui um mecanismo de captura ativo em que o inseto é atraído pelo néctar e, quando este assenta sobre as folhas, as “mandibulas” (ambos os lóbulos da folha) fecham iniciando-se o processo de digestão – o néctar digere o inseto liquefazendo-o. À semelhança de outras carnívoras, não suporta poluição e é recomendada a rega com água da chuva. Para sobreviver feliz, esta planta necessita de luz solar direta e, como estas plantas evoluíram em solo húmido e com baixo teor de nutrientes, regá-las com água da chuva é a melhor opção. Não esquecer que as dioneias entram em dormência no inverno, sobretudo com baixas temperaturas pelo que, para que a planta desenvolva saudável, será necessário garantir que esta passa pelo seu período de descanso num sítio cujas temperaturas se alteram ao longo do ano, tal como aconteceria na natureza.

Informação adicional

Opcoes-carnivoras

Dionaea muscipula, Sarracenia farnhamii, Sarracenia vogel

Cuidados e Manutenção

Luminosidade: luz solar direta

Rega: durante o verão – a estação de crescimento – deixar o vaso imerso em 1cm de água; evitar regar por cima

Solo: substrato rico em turfa e sempre húmido (o melhor substrato para carnívoras é o Esfagno)

Nível de cuidado: médio

Curiosidades

Como mecanismo de sobrevivência, as plantas carnívoras, (nativas de ambientes conhecidos por terem solos pobres em nutrientes), desenvolveram estratégias para adicionar carne à sua dieta: comem insetos ou outras pequenas criaturas em vez de retirarem os nutrientes que precisam do solo. Por esta razão, não precisam de ser adubadas!

Para que as Dionaeas/Armadilhas- de-Vénus digiram as suas presas, os pelos precisam ser estimulados após o fechamento da armadilha. Isso evita que a planta desperdice energia tentando digerir matéria não comestível que possa ter caído nas folhas.

Avaliações

Ainda não existem avaliações.

Apenas clientes com sessão iniciada que compraram este produto podem deixar opinião.

Também pode gostar…

Viplant
Placeholder alt text Placeholder alt text Placeholder alt text Placeholder alt text
Confinanciado por: Placeholder alt text