Preparar o seu jardim para a chegada da primavera
A primavera é uma das estações mais aguardadas para os amantes da jardinagem. Com o clima ameno e as flores a desabrochar, é o momento perfeito para preparar o seu jardim para uma época de beleza e crescimento.
Aliás, é este o primeiro passo para quem quer ter um espaço saudável e bonito: a preparação, à qual deve dedicar tempo e carinho. Por isso, deixamos-lhe este artigo com as dicas fundamentais que deve seguir na época mais importante do ano para a jardinagem!
Limpar o jardim
A limpeza é uma das etapas indispensáveis para preparar o seu jardim para a chegada da primavera. Aliás,só assim pode evitar a proliferação de doenças e também de pragas nas suas plantas.
Em primeiro lugar, é necessário retirar todas as folhas secas, os ramos e galhos secos, bem como outros detritos que se possam ter acumulado no jardim durante o outono e o inverno. Para este efeito, deve recorrer a instrumentos como uma vassoura, um ancinho, um aspirador de folhas, uma tesoura de poda e um tesourão.
De seguida, com o auxílio de uma tesoura de poda, faça uma limpeza nos arbustos, quer estejam em vaso, em floreira ou em canteiros no solo.
Da mesma forma, para limpar o jardim corretamente tem de remover as plantas mortas e as infestantes (ervas daninhas). Mas lembre-se: diferentes infestantes vão aparecendo durante o ano, não somente durante o inverno, pelo que mondas regulares irão ajudar a controlar o seu aparecimento e favorecer o aspeto do seu jardim.
Preparar o solo
Após limpar o jardim, chega a fase de preparar o solo. Afinal, receber as novas plantas ou garantir que as existentes se desenvolvem exige que o solo contenha e disponibilize os nutrientes e minerais necessários!
Comece por mexer na terra do jardim, descompactando-a. Com recurso a uma pá, uma enxada ou uma motocultivadora, cave o solo entre os 20 e os 25 cm. de profundidade, revolvendo a terra e desfazendo os pedaços compactados até ficar toda com a mesma consistência.
Depois de a terra estar arejada, deve preparar o seu jardim de acordo com o que planeou colocar. Isto é, ajuste a textura do solo adicionando matéria orgânica, areia, casca de pinho ou outras fibras como a fibra de coco ou turfa.
Se não for um jardineiro experiente ou preferir utilizar misturas previamente desenvolvidas, podemos ajudar. Na VIPLANT, encontrará substratos de composição ajustada às necessidades nutricionais das suas plantas: para exterior, para potenciar floração, para suculentas, hortícolas ou mesmo para plantas acidófilas.
Além disso, não se esqueça: pragas, doenças e infestantes podem ter origem em materiais de plantação de origem não certificada, por isso, garanta a qualidade de todos os produtos.
Cuidados com as plantas: podar, tratar e adubar
Cuidar das plantas é uma das atividades mais importantes para assegurar que terá um jardim maravilhoso na primavera. Cada planta requer cuidados específicos, por isso, é essencial conhecer as suas necessidades, desde as carências nutricionais aos cuidados particulares.
Podar
Para a generalidade das plantas, esta é uma boa altura para podar – mesmo antes de começarem a surgir os primeiros brotos. Assim, livra-se de tudo o que retira energia à planta e a enfraquece. Preparar o seu jardim exige, portanto, uma criteriosa poda de primavera, cortando ramos secos, rebentos espigados e estiolados, bem como raminhos envelhecidos.
Se tem sardinheiras, salvas, brincos de princesa, margaridas e outras espécies que floresçam no verão, esta altura é igualmente excelente para as podar de forma mais radical. Dessa forma, irá conferir-lhes um desenvolvimento mais denso e compacto e uma floração mais numerosa.
Por outro lado, se o seu jardim é composto por sebes, garanta que as poda quando as temperaturas subirem ligeiramente. Afinal, o frio intenso e as geadas afetam os ramos mais finos, e a planta pode demorar mais tempo a recuperar. Uma vez por ano, idealmente com as temperaturas amenas, apare tuias, ciprestes, os louros-cerejos, e arbustos como os berberis ou hebes.
Transplantar
Outro cuidado a ter com as plantas quando está a preparar o seu jardim é a sua transplantação para locais apropriados.
Se envasou plantas e as colocou em locais abrigados para proteção das geadas do inverno, então está na altura de as colocar num local mais fresco e luminoso,para que possam florescer.
Além disso, poderá proteger as plantas no jardim com coberturas vegetais (mulching) como palha, casca de pinho, folhas secas ou outros materiais orgânicos. Assim, ajudará a controlar a humidade do solo e a regular a temperatura do mesmo.
Nutrir
Paralelamente, para preparar o seu jardim para a estação que está a chegar, é essencial nutrir e tratar as plantas com os produtos adequados.
Primeiro, saiba que adubar as plantas com flor logo nas primeiras semanas de março vai garantir que estas floresçam abundantemente a partir de maio.
No entanto, certifique-se de que escolhe o adubo ou fertilizante adequado para cada planta. Mais, não se esqueça de ir repetindo a adubação periodicamente.
A adubação é essencial para nutrir, mas não só. Ajuda igualmente a fortalecer as plantas e a torná-las menos vulneráveis a ataques de pragas e doenças. Mesmo assim, deve ainda agir na prevenção, seja com produtos naturais, como o óleo de Neem ou sabão de potássio, ou com outros produtos convencionais.
Regar
A rega é uma parte fundamental dos cuidados com as plantas na primavera.
A chegada da estação traz consigo mudanças nas condições atmosféricas, como aguaceiros e amplitudes térmicas pronunciadas. Por isso, para garantir que as plantas têm a quantidade de água adequada, deverá regar nos dias em que a temperatura está mais amena e o ar mais seco.
No caso de ter sistema de rega automática, este é o momento de ligar e ajustar de acordo com a estação.
Verificar o mobiliário de exterior e decorar
Preparar o seu jardim para a primavera também significa aproveitar esta estação para verificar o estado do mobiliário de exterior e decorar o seu jardim. Por exemplo, perceber se há danos nas mobílias e fazer os reparos necessários, reciclar peças antigas ou adquirir mobiliário novo.
Além disso, adicione vasos de flores coloridas, almofadas confortáveis, uma lareira de exterior ou, quem sabe, uma fonte. Afinal, elementos decorativos tornam o espaço mais aconchegante e convidativo, mesmo nos dias mais frescos. Solte a sua criatividade e crie um ambiente agradável para desfrutar da primavera no seu jardim.
Um jardim preparado para a primavera
Existem alguns cuidados básicos e obrigatórios quando está a preparar o seu jardim para a estação das flores, é certo. Mas não duvide de que vai valer muito a pena. Por isso, não se esqueça da importância de cada um destes passos, adaptando-os às necessidades específicas das suas plantas e do seu jardim. Com amor, dedicação e os cuidados adequados, o seu jardim ficará maravilhoso e colorido na primavera.