Guia sobre como cuidar da planta Espada de Santa Bárbara
Procura uma planta com baixa manutenção para decorar a casa? Não procure mais! A VIPLANT tem a solução perfeita para si – a Sansevieria trifasciata ‘laurentii’ mais conhecida por espada de santa bárbara.
O mundo das sanseviérias é vasto e são várias as opções disponíveis: espadas com folhas mais largas, mais estreitas, mais claras (como a Sansevieria trifasciata ‘moonshine’) folhas riscadas, marmoreadas, tubulares, mais pequenas ( Sansevieria trifasciata ‘Hahnii’ ) ou mais altas…há opções para todos os gostos e objetivos! Esta planta há muito que é utilizada em espaços interiores e as razões são simples: são plantas elegantes, de baixa manutenção e com muitas poucas exigências – pouca água, alguma luz e um substrato bem drenado é só o que precisam para se manterem saudáveis e bonitas. São, portanto, plantas extremamente resistentes que se adaptam bem a qualquer ambiente e por isso ótimas soluções para casa, escritórios, varandas ou mesmo terraços com alguma sombra.
Uma das espadas mais populares é a Espada de Santa Bárbara ou Sansevieria trifasciata var. laurentii. Caracterizada por crescer até 70/80cm, ter folhas coriáceas verde-escuro e margens amarelas pode, ocasionalmente e nas condições ideais, produzir cachos de flores brancas-esverdeadas que perfumam o ambiente quando as temperaturas começam a aumentar.
Com muita ou pouca luz natural, as sanseviérias mantêm-se sempre bonitas, mas atenção: ao colocar em espaços menos iluminados, o seu crescimento poderá ser mais lento. Como se trata de uma planta bastante resistente à secura não necessitará de regas muito frequentes, antes pelo contrário, o excesso de água é um dos fatores que mais leva à morte destas plantas e por isso há que controlar a rega e ter em conta os principais sintomas: amarelecimento das folhas, consequente redução da rigidez e apodrecimento da raiz e folhas. Outra dica importante para que a sua sanseviéria cresça em pleno é ter atenção às pontas aguçadas das folhas – ao quebrar a pontinha a folha deixará de crescer.
Em suma, eis as condições que deve ter em atenção para manter a sua Espada de Santa Bárbara sempre saudável:
Luz: Prefere luz intensa, mas sobrevive com pouca luz podendo não se desenvolver tanto;
Rega: Deve ser regada moderadamente e deve-se garantir que o substrato seca entre regas. É importante que não resta água no prato após a rega;
Temperatura: Se plantada no exterior, a sua sanseviéria deve ser coberta no inverno porque embora resista a temperaturas altas, não tolera bem o frio ou geadas;
Plantação: as sanseviérias podem resistir muitos anos no mesmo vaso desde que se vá substituindo algum do substrato superficial da planta anualmente. Aquando da replantação deverá utilizar-se um substrato com muito boa drenagem;
Nutrição: Como é comum para as plantas envasadas, recomenda-se fertilizar com adubo líquido mensalmente durante o período ativo da planta, ou seja, nos meses em que as temperaturas começam a aumentar.
Não se esqueça: esta e outras sanseviérias são a solução ideal para pessoas com pouca disponibilidade para cuidar de plantas, mas também para colocar em espaços em que o acesso para a manutenção não é simples! Conheça todas as opções que temos na VIPLANT e não hesite em tornar a sua vida um pouco mais verde 😊
Rita Bacelar Azevedo
Arquiteta Paisagista desde 2015 é responsável pelo Dep. Comercial da VIPLANT - Oeiras, onde desenvolve propostas de paisagismo, plant styling e ministra workshops. É autora da Revista Jardins e convidada ocasional do programa Alô Portugal sobre plantas e jardinagem.
nunes maria
ㅤ2024-04-01 16:29:09
agradeco da inormaçao , quanta vezes por dia ? Bom fim de dia MARIA
nunes maria
ㅤ2024-04-01 16:25:14
esta planta e boa para fazer chà , para figado gordo e epathtite obrigada
renan c
ㅤ2023-09-11 09:10:53
excelente!! a minha fica num dificil acesso para manutenção *-*