Outono: como fertilizar as suas plantas
Os dias mais curtos, as temperaturas a descer e as primeiras chuvas a cair não deixam margem para enganos: O outono está a chegar!
Depois de uma época de usufruto dos nossos espaços verdes chega agora a altura de tratar das tarefas que determinarão o aspeto do jardim na primavera e no verão do próximo ano e já diz o provérbio: “Quem planta no Outono, leva um ano de abono”! Colher sementes, transplantar plantas perenes, cultivar bolbos, cuidar das roseiras e, sobretudo, preparar a terra de cultivo de forma a garantir que as plantas têm abundância de nutrientes para prosperarem são as tarefas desta época.
Embora existam outras formas de fertilizar (adubação por rega e adubação foliar) nesta fase é a fertilização da terra de cultivo que vai permitir que as plantas apresentem maior resistência às condições extremas do inverno. Para este efeito podemos encontrar dois tipos de adubos: os adubos químicos e os adubos orgânicos sendo que os orgânicos são absorvidos de forma lenta e gradual, controlada pelo solo e pela planta de acordo com as suas necessidades. Os fertilizantes, sejam eles orgânicos ou inorgânicos têm na sua constituição macronutrientes (NPK – Azoto, Fósforo e Potássio) e micronutrientes, que as plantas não conseguem retirar do ar e que, portanto, retiram do solo.
Como escolher o fertilizante para as suas plantas
Adubos universais e especialidades
Para além de adubos universais (com macro e micro nutrientes), já disponíveis na nossa loja online, existem outros produtos onde as proporções de cada nutriente são variáveis de forma a responder às necessidades específicas de cada família, como por exemplo o granulado para roseiras e arbustos floridos, o granulado para hortícolas e ervas aromáticas ou condimentares, o granulado para citrinos e oliveiras.
Bio-fertilizantes
Mas saiba que também poderá garantir nutrientes ao seu solo recorrendo a estrume, ou seja, um bio-fertilizante elaborado à base de dejetos de cavalo maturado que deve ser incorporado nos solos para restabelecer os níveis de matéria orgânica nos solos. Outro bio-fertilizante ótimo para nutrir os solos e ideal para a sua horta é o Húmus de minhoca – adubo produzido à base de excreção de minhocas que garantem os níveis de matéria orgânica no solo. A utilização de adubos e substratos orgânicos é ideal para agricultura biológica e para espaços com crianças, sejam eles aplicados em canteiros de jardim ou em vaso.
Adubo para relvado
Também o relvado não deve ser negligenciado nesta época: para evitar o risco de ver a relva amarelecer e ser invadida por musgo e ervas daninhas, não se esqueça de o adubar também no outono. Existem opções com herbicida e sem herbicida.
Adubo para plantas de interior
Por fim, não há que esquecer as plantas de interior que também precisam de se preparar para o inverno! Existem opções líquidas de ação rápida, ideais para promover folhas mais verdes e plantas luxuriantes e para plantas verdes mais vigorosas, a usar até final de Setembro, mas também em forma de granulado.
Estas e outras opções podem ser encontradas em VIPLANT Online ou nos nossos centros de jardinagem. Visite-nos e saiba tudo sobre a melhor forma de ter as suas plantas bonitas e saudáveis!
Rita Bacelar Azevedo
Arquiteta Paisagista desde 2015 é responsável pelo Dep. Comercial da VIPLANT - Oeiras, onde desenvolve propostas de paisagismo, plant styling e ministra workshops. É autora da Revista Jardins e convidada ocasional do programa Alô Portugal sobre plantas e jardinagem.
julian
ㅤ2023-10-21 01:49:34
verygood the website i like it so much gostei muito do seu site parabéns