5 plantas com flores comestíveis que vai querer ter em sua casa

VIPLANT | 14/07/2021 | Sem comentários Partilhar:

Sabemos que várias plantas são comestíveis, e é bastante comum utilizar ervas aromáticas para condimentar e equilibrar os sabores dos nossos pratos favoritos. No entanto, acreditamos que a maior parte das pessoas se surpreende quando vê flores em saladas, sobremesas, petiscos ou mesmo em cocktails!

Talvez até tenha por hábito pôr de lado essas flores, pensando que têm apenas como propósito decorar o prato. Mas não! Existem imensas flores que podem ser ingeridas, com texturas e sabores que vão dar um toque extra às suas criações na cozinha!

Mesmo assim, lembre-se de não arriscar demasiado: muitas flores podem ser tóxicas quando ingeridas, por isso deve confirmar sempre se são próprias ao consumo ou não.

Aqui estão 5 plantas com flor comestíveis que poderá utilizar para criar pratos únicos e especiais:

Sardinheira 

Sim, sardinheira é comestível! Também conhecida por Pellargonium zonale ou Pellargonium grandiflora, é uma planta que pode ser utilizada para criar óleos essenciais e perfumes. As sardinheiras florescem normalmente entre o Outono e a Primavera, e as pétalas destas flores têm um aroma cítrico que vai combinar perfeitamente com qualquer uma das sobremesas que vai preparar este verão!

Rosa

As rosas são uma das espécies com flor mais conhecidas no mundo. O sabor depende bastante do tipo de rosa – mas normalmente é suave e doce. Todas as espécies de rosas são comestíveis e podem ser utilizadas na cozinha – e pode adicionar estas flores a qualquer prato: saladas, sobremesas, entradas, chás ou sumos! Dependerá apenas da sua criatividade.

Malmequer 

Os malmequeres, do género Argyranthum, podem ser usados em saladas, pois o seu sabor cítrico combina bem com comidas mais frescas. São perfeitos também para decorar qualquer prato! 

Calêndula 

A calêndula, também conhecida por Calendula officinalis, é uma planta com muitos benefícios. Para além de ser comestível, existem muitos produtos cosméticos e farmacêuticos à base de calêndula, devido às suas propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes. O sabor é parecido com o açafrão, e as pétalas são normalmente de um tom laranja forte, podendo adicioná-las a pratos como sopas, massas, etc. 

Tagete

As tagetes, também conhecidas por cravos-da-índia, são flores com um sabor mais intenso, e ajudam as hortas a proteger-se de vários insetos que podem estragar as suas colheitas! Como o sabor é mais forte, recomenda-se que as use com moderação na cozinha. 

Ideias para cozinhar com plantas comestíveis

Saladas com flores

É verão, e naturalmente temos mais vontade de comer saladas ou pratos com um aspeto mais fresco – assim, aproveite esta estação para recriar as suas melhores receitas adicionando flores aos seus pratos, tornando-os ainda mais bonitos!

05 Plantas Comestiveis 1

Gelados com flores

Para um jantar com amigos, ou com alguém especial, fica esta dica. Basta comprar um gelado já confeccionado, sem  perder tempo a criar um do zero – mas personalizá-lo com pétalas e flores da sua planta comestível como no exemplo desta foto, vai certamente impressionar os seus convidados! 

05 Plantas Comestiveis 2

Açaí Bowl com flores

A inclusão de flores e pétalas em pratos está na moda. E os açái bowls também. Então que tal juntar estes dois e criar um prato lindíssimo? Para além do contraste incrível de cores, vai também adicionar sabor – sem ter de se preocupar com as calorias, porque as flores são um alimento muito leve e com baixo teor calórico

Bolos com flores

Seja um aniversário, ou um evento, fica a dica: as flores comestíveis são a decoração perfeita para um bolo. Use a sua criatividade e junte todas estas flores ao próximo bolo que confecionar. Perfeito para fotos, perfeito para o instagram! E perfeito para quem come mais com os olhos, que com a barriga.

05 Plantas Comestiveis 4

Antes de consumir as flores e adicioná-las aos seus pratos, deve prepará-las tal como faz com outros vegetais que são ingeridos a cru, limpando-as com água. Mas atenção: se colheu as flores em plantas de jardins públicos ou diretamente de viveiros, deve assegurar-se que não foram alvo de nenhum tratamento químico nas últimas 3 semanas!

Deve ter um cuidado especial ao higienizar as flores, pois as pétalas são bastante frágeis e como a apresentação conta bastante, deve garantir que não ficam amassadas ou partidas. Podem ser ingeridas secas, ou frescas, como preferir. 

Depois de ler este artigo, o que não lhe faltam de certeza são ideias para transformar as refeições deste verão em pratos lindíssimos. Pode dirigir-se ao nosso Garden e procurar estas lindas plantas comestíveis – e se tiver dúvidas, estamos cá para ajudar!


VIPLANT

Empresa portuguesa, com mais de 25 anos, dedicada à produção, comercialização e distribuição de plantas ornamentais, mediterrâneas e subtropicais.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


Viplant
Placeholder alt text Placeholder alt text Placeholder alt text Placeholder alt text
Confinanciado por: Placeholder alt text